4 de mar. de 2009

Seção "Motor à lenha"

Isso aí gente, vamos iniciar esta série que será, dentro do possível, periódica falando sobre carros antigos da Fórmula 1.

Começaremos com o inesquecível Tyrrell P34:

Pode ser que só com o nome oficial do modelo alguns não se lembrem de qual se trata, mas é só falar: "aquele de 6 rodas" que todo mundo vai lembrar, mesmo os que eram muito novos ou nem nascidos naquela época.



Este modelo foi utilizado em parte da temporada de 1976 e em toda a temporada de 1977 sendo pilotado por: Jody Scheckter
, Patrick Depailler e Ronnie Peterson.

As 4 rodas dianteiras, todas esterçantes, foram implantadas por Derek Gardner na tentativa de diminuir a área frontal do carro (usando pneus menores) obtendo melhor penetração aerodinâmica.
Atitude que deve ter deixado a Goodyear meio maluca (ou não) pois teriam que produzir pneus exclusivos para a equipe com 10 polegadas de diêmetro.

O Tyrrell P34 não chegou a ser um fracasso e até conseguiu alguns bons resultados, mas apresentou um desempenho prático bem aquém do esperado pela equipe: embora a área frontal realmente diminuísse, a aerodinâmica proporcionada pelo rombudo bico do carro não era das melhores e, principalmente, as rodas traseiras continuaram com as mesmas dimensões dos outros Fórmula 1 da época o que acabava deixando a área frontal praticamente igual. O mecanismo de suspensão e de direção necessário para fazer as quatro rodas esterçarem mostrou-se complexo e de difíceis acerto e manutenção. E os pneus menores, apesar de não mostrarem uma piora perceptível de desempenho ou maior desgaste, tinham um custo muito alto, devido à baixíssima escala de produção.



Por essas e outras, em 1978 a Tyrrel abandonou a inovação e voltou ao bom e velho modelo de 4 rodas


FICHA TÉCNICA:

Construtor: Tyrrell
Produção: 1976-1977
Antecessor: Tyrrell 007
Sucessor: Tyrrell 008
Tipo de Carroçeria: Monoposto de corrida
Motor: Ford-Cosworth DFV V8
Caixa de velocidades: Hewland FG400, 5 velocidades manuais
Peso bruto (kg): 587 kg
Projetista: Derek Gardner

0 comentários: