25 de mar. de 2013

Com cara de quem comeu e não gostou


Atenção povo totalmente desprovido de noção, ontem pela manhã, exatamente às 5 horas mais uma etapa pelo mundial formula 1 aconteceu. O GP da Malásia foi palco de uma corrida movimentada, que teve seu inicio debaixo de chuva, com os carros largando com pneus de chuva intermediários. Já na 5º volta a troca por pneus de pista seca começaram e com eles uma corrida cheia de alternativas e com um desfecho que não terminou no pódio onde estavam Vettel o vencedor, Webber o segundo colocado e Hamilton em terceiro. Todos com essa cara de quem comeu e não gostou.    



Digo que a corrida não terminou no pódio com o estouro do champanhe, porque toda uma polêmica se fez sobre as ordens de equipes aos pilotos e a aceitação ou não por parte dos pilotos. Mas antes de falar sobre essa polêmica vamos aos pontos de destaque do grande prêmio da Malásia:

                Para começar temos que destacar novamente o desempenho de francês Jules Bianchi a bordo do carro da Marussia. Bianchi na classificação fez um tempo com mais de 1 segundo de diferença para o seu companheiro de equipe o inglês Max Chilton, na corrida após largar em 19º terminou em 13º. Ok, só a frente do seu companheiro e dos dois carros da catheram, mas pra quem anda de Marussia, não deixa de ser um grande feito na sua segunda corrida pela categoria.

                Outra vez temos que destacar o alemão Adrian Sutil, que desta vez largou entre os 10 primeiros e a frente do seu companheiro Paul de Resta. Porém, a equipe Force Índia esse fim de semana resolveu aprontar nos pit stop e literalmente estragou a corrida dos seus dois pilotos.

                Os carros da Mc Laren outra vez voltaram a decepcionar e pelo que estamos vendo, esse será realmente um ano  tortuoso para Button e Perez. Button ainda andou entre os 10 primeiros, chegando a figurar na quinta colocação, mas no seu ultimo pit stop teve um problema com uma roda mal colocada e teve que abandonar. Já Perez leva a melhor volta pra casa e 2 pontos do 9º lugar.

                O brasileiro Felipe Massa até começou bem o fim de semana andando na frente do Alonso e largando em 2º lugar, animando seus torcedores e as mídias que cobrem a categoria, mas como todos sabem e se não sabem saberão agora, Massa e chuva não combinam. Na largada perdeu várias posições e mesmo sem ter o Alonso na pista para dividir as atenções da Ferrari, só conseguiu um 5º lugar, alias 5º e 6º ultimamente é a tona dos términos das corridas do Massa. Já a outra Ferrari com Alonso, largou na fome de terminar a primeira volta liderando e acabou começando a segunda volta na brita. Se na Austrália, Alonso fez a escolha certa da estratégia para chegar em segundo, desta vez a escolha de continuar na pista com a asa dianteira danificada custou a corrida e também alguns pontinhos no campeonato.  

                Dois momentos pitorescos do GP que não podemos deixar de falar. O primeiro todo mundo está comentando que foi o Hamilton errando de Box e parando na Mc Laren. A própria equipe fez piada no twitter sobre o ocorrido. O outro foi uma PACHECADA infame e surreal cometida pelo narrador Luiz Roberto da rede globo. Ao narrar a ultrapassagem do Massa sobre o Frances Grosjean onde Massa assumiu o 5º lugar definitivamente ate o fim da corrida, Luís Roberto largou a grande pérola: “ E Felipe Massa assume o 5º lugar e agora depois dos lideres, ele é o primeiro”. Tudo bem que só temos o Massa de brasileiro na formula 1, que o globo necessita de valoriza-lo, mas conter o pachequismo e seus absurdos “ufanísticos” não faz mal a ninguém.  
                Por fim as quatro primeiras posições couberam aos dois carros da RBR e aos dois carros da Mercedes, num fim de corrida cheio de conversas pelo rádio, pedido de passagem, dedo em riste do Webber e acomodação do Rosberg, mas isso fica para outro post. O importante é que ao que tudo indica teremos no mínimo 8 carros na briga pelas vitórias nesse inicio de campeonato  e daqui há 15 dias o GP da China vem para confirmar essa suspeita ou desmentir todo o achismo de quem escreve ao cravar mais um domínio dos carros da RBR. È só esperar para ver.

0 comentários: