E aqui estamos nós, após as férias e depois da primeira
etapa realizada em Melbourne no ultimo domingo a escrever essas mal traçadas
linhas sobre formula um. Na madrugada de domingo, logo após a bandeirada final
da prova na Austrália no nosso
Twitter
soltamos o seguinte comentário: “Rosberg passeia. Bottas e Magnussen dão show,
Kvyat pontua, Kobayashi erra e o Massa chora. Resumido o GP da Austrália de
2014”.
No frigir dos ovos basicamente
foi isso que aconteceu, porém já no domingo a tarde já deveríamos ter mudado o
texto para; “Rosberg passeia. Bottas e Magnussen dão show, Kvyat pontua. Kobayashi
sem freio, um Massa que chora e um barulho de motor turbo frustrante. Resumido
o GP da Austrália de 2014.” Então vamos por partes para falar do que aconteceu
na primeira etapa do campeonato 2014 de formula um.
Rosberg passeou pelo circuito de Albert Park. Só não foi
um passeio de mãos dadas dos dois carros da Mercedes porque o motor do Hamilton
teve problemas e a corrida nem sequer aconteceu para o inglês. Nessa primeira
etapa já deu pra perceber o quanto a Mercedes está sobrando nesse início de
campeonato e caso as outras equipes não evoluam rapidamente, o título deve ser
de fato da equipe alemã.
Bottas e Magnussen fizeram a diferença na corrida. Bottas
mesmo errando e batendo no muro, fez uma corrida brilhante e só não alcançou
resultado melhor justamente por causa do erro. Já Magnussen fez sua estreia de
forma categórica chegando em 3º lugar a priori e depois herdando o 2º lugar com
a desclassificação do Riccardo. Assim, superou a estreia de Lewis Hamilton na
mesma equipe e no mesmo circuito (Hamilton foi 4º em 2007).
Já Kvyat registrou na sua estreia a marca de ser o mais
novo piloto a marcar pontos na formula um e sua estreia com pontuação já mostra
que o russo não é só dinheiro e piloto pagante.
E a volta de Kobayashi foi frustrante. Para ele, para o
Massa e para a TV brasileira que transmite a corrida. Kobayashi pediu desculpas
e assumiu a culpa do erro sem saber que na verdade os freios do seu carro que
estavam com defeito, mas mesmo assim o brasileiro Massa esqueceu que em
corridas acidentes acontecem e se esqueceu até dos acidentes por ele provocado
em outros campeonatos reclamando e querendo punição da FIA para o japonês. Ainda
bem que os comissários não são funcionários da TV brasileira que possui os
direitos de transmissão da formula um, porque senão, nem campeonato de rolimã o
nosso mito participaria mais. Um abuso de quem tem o microfone nas mãos e de
certa forma é formador de fãs e de opinião o linchamento do japonês. Já temos
certeza que este caso será lembrado por toda a temporada criando mais um vilão
na carreira do único piloto brasileiro em atividade no grid de 2014.
A primeira etapa de do campeonato foi também marcada pela
frustração. A frustração de um piloto e dos seus fãs australianos e outra de
todos os outros fãs da velocidade pelo mundo. O que seria um momento ímpar na
carreira do australiano Daniel Ricciardo se desfez em pouco tempo. O 2º lugar
conseguido por ele, melhor resultado de um piloto australiano em seu próprio
país e que foi motivo de festa dele e da torcida, se transformou em tristeza
quando foi anunciada a sua desclassificação por irregularidades na utilização
de combustível. Frustração dupla, dele e dos australianos que lotaram o
circuito.
Apenas uma coisa foi mais decepcionante para todos que
acompanharam o grande prêmio: o novo som dos motores turbos V6 que substituem
os velhos e bons V8 de até 2013. Existe uma expressão universal para essa
novidade: what a fuck is that? Ou em puro baianês: Que porra é essa?
Som de moto serra com marcha, som de maquina de tosar
cachorro, som de vídeo game, a maioria dos aficionados pelo esporte a motor
estão indignados, desde o todo poderoso Bernie Ecclestone até nós puros
farristas do setor A de Interlagos.
Se
você ainda não ouviu a diferença, veja abaixo e opine sobre o novo som da formula
um.
Por:
Ávilas Rocha
3 comentários:
Brilhante!!!
Quem é o blogueiro? Tô curioso.
Quem é ou quem são?
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