14 de abr. de 2009

Difusor, culpado ou inocente?


Isso aí gente, os "famosos" difusores traseiros que equipam os carros da Williams, Toyota e Brawn GP estarão no banco dos réus hoje pela última vez. O tribunal de apelação da FIA irá decidir se eles estão dentro do regulamento ou não.

O difusor é uma peça aerodinâmica situada abaixo do aerofólio traseiro do carro, ele atua diminuindo a pressão do ar, mantendo o carro mais colado na pista. A polêmica envolvendo o conceito de difusor criado pelas equipes citadas, diz respeito a um orifício no meio da peça que serve para alimentá-lo. Os demais times, que conceberam as regras de uma maneira diferente e não se utilizam deste orifício, consideram este conceito ilegal.

As escuderias Renault, Ferrari, BMW-Sauber e Red Bull lideram os protestos contra os difusores, tendo protocolado oficialmente o recurso antes do GP da Austrália. Na ocasião, os difusores foram considerados legais, no entanto, uma audiência definitiva no Tribunal de Apelação da FIA foi marcada para o dia 14 de Abril.

Pilotos e chefes de equipes já afirmaram que o futuro do campeonato será decidido nesta audiência. Isto porque se os difusores não forem aprovados, Toyota, Williams e Brawn GP, equipes que estão andando na frente até o momento, terão de reestruturar seus modelos, causando uma inevitável queda de desempenho.

Por outro lado, se o tal conceito de difusor for considerado legal, são as outras escuderias que deverão mudar seus carros, gerando um gasto extra fora do previsto. Na temporada 2009 da F-1 a emoção também rola fora das pistas.

Vamos acompanhar essa julgamento e novidades serão postadas, aguardem.

0 comentários: