20 de ago. de 2009

No cheiro da Gasolina

Galera sem noção, a FIA publicou o novo regulamento desportivo para 2010 que inclui alterações no formato da qualificação. A sessão para definir o grid de largada terá 45 minutos, dividida como atualmente em 3 partes. Só que, o pelotão com 26 carros de 13 equipas, passará a ver eliminados na primeira fase de 20 minutos, 8 pilotos. Mais 8 pilotos ficam eliminados na segunda fase de qualificação com 15 minutos. A super pole será disputada como atualmente pelos 10 melhores, em apenas 10 minutos da Q3.

A FIA estabeleceu que os pilotos poderão fazer a Q3 com pouco combustível, sendo também autorizados depois a reabastecer para a corrida. A regra de 2010 proibe o reabastecimentos em corrida. O que Também seria proibido e não será, é o uso das mantas térmicas para aquecimento dos pneus. O peso mínimo dos carros foi aumentado para os 620 kg, para compensar o peso do sistema KERS a quem o queira usar. Trata-se de confirmação de que o sistema KERS se mantém, depois de inicialmente se ter previsto riscá-lo do mapa. O mundial continuará a ser decidido por pontos e não por vitórias.

Pois é gente notícia boa e ruim ao mesmo tempo, voltar a ter a pole decidida no cheiro da gasolina irá proporcionar mais emoção para nós meros telespectadores. Porém eu particularmente sou contra a proibição do reabastecimento durante a prova, assim como anos atrás foi proibido a troca de pneus, proibir o reabastecimento diminui em muito as alternativas que uma corrida pode proporcionar.
Poderemos sim, ver de novo aquelas cenas patéticas de alguem perder a corrida faltando duas voltas por falta de combustivel.

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