Povo desprovido de noção, o mundo não acabou e nem acabará em 21/12/2012 e mesmo
que isso aconteça, ninguém vai vir aqui e nos chamar de mãe Dinah. Porém, uma
coisa já está acabando. Só restam duas vagas a serem preenchidas para que as
equipes completem o grid de largada para o campeonato de formula um em 2013. Novos
nomes serão vistos nas pistas em 2013. Bottas, Chilton e Gutierrez debutarão na
Austrália quando o campeonato começar. Por outro lado outros nomes não estarão
no grid e entre eles o do sensacional Kamui Kobayashi.
Através do seu site, Kobayashi fez o que denominamos no Brasil de “jogar
a toalha”. O piloto publicou a seguinte mensagem: “Infelizmente, o tempo foi
curto e eu não consegui um lugar em uma equipe competitiva para 2013. Eu tenho
que admitir que estou muito triste e sinto pelos fãs e as empresas japonesas
que me apoiaram. Mas eu ainda estou confiante que as coisas irão acontecer em
2014. Eu vou parar com as doações por enquanto e vou guardar o dinheiro para
2014. Vou começar a estudar a melhor opção para 2013 e também 2014. Minha
prioridade é conseguir um lugar competitivo na F1 em 2014. Não tenho interesse
em qualquer outra categoria.”
Pois é turma sem noção, tiraram o mito das pistas. Com tanto piloto “meia boca” com contrato assinado para 2013, ninguém
quis dar um carro para o mito guiar. Kobayashi já mostrou que além de talentoso, é um ídolo no mundo da
velocidade. Nas arquibancadas de Interlagos não são poucos os que admiram as
performances do japonês, principalmente porque Interlagos é palco de alguns dos
seus shows, vide sua estreia em 2009 e a ultima corrida da temporada 2012. Além disso, quando o rumor da sua saída da F1
começou, campanhas foram lançadas pela sua permanência via twitter e a adesão veio
de várias nacionalidades. Kamui em um lance ousado de marketing, confiando na
sua marca, lançou uma campanha no Japão clamando pela ajuda dos fãs para
angariar fundos para ajudar a “comprar” uma vaga em 2013. Só com os fãs, ele
arrecadou quase 2 milhões de euros, essa mobilização o fez conseguir com os empresários
japoneses mais 6 milhões.
Isso é obra apenas dos que tem talento e carisma, e isto o japonês voador
tem. Alias dos pilotos japoneses que já ingressaram na F1, Kobayashi é o
primeiro com potencial para brigar por um título mundial caso tenha um carro de
ponta nas mãos. Porém, quis o destino ou os donos da grana que o mito não desfile todo seu arrojo pelas pistas em 2013. Com isso, o Samurai se recolhe para
um ano sabático, para revigorar suas forças a espera da oportunidade de voltar e mostrar a
todos que o talento pode vencer o interesse financeiro.
Finalizando deixo duas perguntas no ar:
Abaixo uma mostra do Kamui criança, chorando de frustração por ter perdido uma corrida em que ele chegou na frente.
POR:
Ávilas Rocha
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