18 de mar. de 2013

O salto do Canguru




Turma sem noção, ontem aconteceu à primeira corrida da temporada 2013 da F1, e depois de termos os treinos conturbados e atrapalhados pela chuva que caiu em Melbourne, levando o treino classificatório para o domingo pela manhã, tivemos uma corrida movimentada. Prova essa que quebrou algumas previsões alardeadas a quatro ventos antes do GP em Melbourne. Vários comentários já davam como certo um domínio total e absoluto da Red Bull, uma Force India fraca e abalada pelos problemas financeiros do seu dono, uma Mercedes sem muita força e a Ferrari como uma incógnita. 

Pois bem, o que vimos na corrida de ontem? Uma Ferrari rapidíssima e consistente com seus dois pilotos brigando pela ponta, uma Force India andando bem e colocando seus dois carros entre os 10, uma Mercedes com bom ritmo de corrida e caso a chuva voltasse a cair poderia favorecê-la e uma Red Bull dividida entre um Vettel no ritmo da Ferrari e um Webber atrapalhado na pista.     

E no meio disso tudo, eis que como um canguru saltitante a Lotus de Kimi Raikkonen surpreendeu e venceu a corrida. Não foi uma surpresa total a vitória da lótus, pois, nos treinos em Jerez e Barcelona a equipe andou bem com seus dois pilotos. Kimi largou em 7º e aos poucos foi galgando as posições até se consolidar na ponta e administrar a vantagem que tinha para os demais e sacramentar a sua 20º vitória na F1. Kimi ainda fez na volta de numero 57 a melhor da corrida com o tempo de 1:29.274, Kimi que na entrevista após o grande prêmio soltou a seguinte frase: “Foi uma das corridas mais fáceis que eu já venci. Espero que a gente possa ter muitas outras provas como essa.”


O pódio se completou com o espanhol Fernando Alonso em segundo, em uma corrida fantástica e num golpe de mestre antecipando sua parada na primeira troca de pneus deixou para trás Vettel que liderava e Massa que vinha em segundo. Manobra essa que os chorões e defensores do nosso complexo de vira lata chamam de “patifaria da Ferrari” com o coitadinho do Massa. Ora, essa não é a primeira vez que isso acontece na Ferrari ou na F1, mesmo sendo a mesma equipe, as estratégias de corrida são individuais e cada um faz a sua corrida. Só pra lembrar em 2009 no GP da Espanha nos tempos da Brawn, Button largou na pole e Rubinho em segundo, na primeira curva Rubinho assumiu a ponta e dava a entender que venceria a corrida, porém, mudaram a estratégia do Button de 2 para 3 paradas e o inglês obteve sua quarta vitória na temporada. Fechando o pódio tivemos Vettel em terceiro com uma corrida consistente, mas com um carro bem aquém da Ferrari e da lótus do Kimi.

Além disso, tivemos os seguintes destaques:

·         Felipe Massa realizando uma ótima corrida e mostrando que começou o ano como terminou 2012, em um nível melhor que aquele apresentado no inicio de 2012. 

·         Maldonado saiu reclamando da Willians, disse que o carro retrocedeu 2 anos, mas seu lugar na grama continua o mesmo do ano passado, reservado para uma rodada. 

·         Jules Bianchi, esse Frances pelo jeito vai fazer da Marussia a sua porta de entrada na F1 e rapidamente arrumar um carro melhor para seu talento. Ontem fez a 11º melhor volta da corrida, terminou na frente de seu companheiro de equipe e dos dois carros da Caterham, ou seja, venceu o GP das nanicas.
·         A volta de Sutil, pelo jeito o alemão não perdeu a mão nesse ano de ausência, andou na frente, liderou a corrida e terminou em 7º na frente do seu companheiro de equipe o escocês Di Resta, que chegou em 8º.
·         De negativo vimos os carros da Mc Laren que se não melhorar, veremos Button e Checo andando nas posições intermediárias e beliscando pontinhos pífios. 

Agora é esperar o próximo fim de semana onde na Malásia teremos a oportunidade de ver se algo de novo acontecerá ou se veremos mais uma vez o finlandes que gosta de uma champagne se deleitando como abaixo. 


0 comentários: