30 de set. de 2009

Ferrari confirma a contratação de Alonso para a temporada de 2010

A Ferrari confirmou nesta quarta-feira a contratação do piloto espanhol Fernando Alonso para a próxima temporada. O bicampeão mundial assinou um acordo de três anos, e fará dupla com Felipe Massa em 2010. Ele vai substituir o finlandês Kimi Räikkönen, que concordou em reduzir o seu contrato com a escuderia e já estaria próximo de acertar com a McLaren.

O espanhol revelou que já tinha um pré-acordo com a equipe italiana: "Durante o verão passado, firmamos um contrato a partir de 2011, mas nos últimos dias a situação mudou e decidimos antecipar a minha chegada a Maranello. Estou muito feliz por ser um piloto da Ferrari. Conduzir esse carro representa um sonho para qualquer piloto, e hoje tenho a sorte de realizá-lo.", revelou Alonso.

O piloto de 28 anos começou a sua carreira em 2001, na Minardi, mas começou a brilhar pela Renault. Na escuderia francesa, foi bicampeão mundial em 2005 e 2006. Na temporada seguinte, foi para a McLaren e rivalizou com o inglês Lewis Hamilton. Acabou perdendo o título para o finlandês Kimi Räikkönen, que agora cede seu lugar para o espanhol na Ferrari.

Alonso esteve na Renault nas duas últimas temporadas e, no GP de Cingapura do fim de semana passado, conseguiu o primeiro pódio da equipe neste ano. Já naquela corrida, começou a ser especulada a sua transferência para a Ferrari antes da prova do Japão, que acontece na próxima semana.

A escuderia confirmou que Alonso fará dupla com Felipe Massa, e Giancarlo Fisichella, que atualmente substitui o brasileiro, será o piloto reserva. "Estamos muito orgulhosos de ter outro piloto vencedor, que já demonstrou todo o seu enorme talento. Claro que gostaríamos de agradecer Kimi (Räikkönen) por tudo o que ele fez em seu tempo com a Ferrari", declarou o chefe da equipe, Stefano Domenicali.

"Fernando tem uma personalidade excepcional, e nós vamos fazer de tudo para dar a ele e a Felipe um carro competitivo. Nós estamos certos de que esses dois pilotos vão formar a melhor dupla possível para uma equipe como a nossa", completou Domenicali.

Alonso é apenas o segundo espanhol a correr pela Ferrari na Fórmula 1. Até então, o único era Alfonso de Portago, que esteve na escuderia entre 1956 e 1957. No entanto, atualmente a equipe conta com o espanhol Marc Gené como piloto de testes.

Räikkönen, por sua vez, passa a ficar cada vez mais perto da McLaren, uma vez que a sua saída da Ferrari foi confirmada. O diretor esportivo da Mercedes-Benz, Norbert Haug, já havia afirmado que não teria problema em lidar com dois campeões mundiais na mesma equipe, no caso, o finlandês e Lewis Hamilton.

"Em comum acordo, nós decidimos terminar um ano antes o contrato que ia até o fim de 2010", confirmou Räikkönen. "Estou muito triste em deixar o time onde passei três anos fantásticos. Juntos, conquistamos o título de 2007, e eu alcancei o objetivo que sempre tive em minha carreira", completou o finlandês.

Rusgas esquecidas

Desejando sorte pela Renault e agradecendo pelas conquistas, Alonso saudou o futuro companheiro Felipe Massa, com quem teve discussões em 2007, quando ainda corria pela McLaren. "Estou seguro que, junto com Felipe, saberemos dar grandes alegrias para a Ferrari e a sua torcida", declarou o espanhol.

Os dois discutiram após o GP da Europa em 2007, pois o espanhol foi reclamar de um toque do brasileiro em seu carro. Alonso venceu aquela corrida, e Felipe chegou em segundo. "Você tocou no meu carro com o defletor. Foi você que fez de propósito!", disse Alonso. "Vai cagar! Vence e se comporta assim...", respondeu Felipe.

Fonte: Uol esporte F1

0 comentários: